Você faz parte de uma equipe de Fórmula 1 ® contratada para projetar, construir e competir com o carro de Fórmula 1 ® mais rápido do futuro, movido por cilindros de ar comprimido.
Forme uma equipe - forme uma equipe de 3 a 6 pessoas, pense em um nome, decida funções; Gerente de Equipe, Engenheiro de Manufatura, Engenheiro de Design, Designer Gráfico e Gerente de Recursos. Agora inscreva-se no site da F1 in Schools.
Negócios e Patrocínios - planejar e preparar um plano de negócios, desenvolver um orçamento e buscar patrocinadores. As equipes são incentivadas a colaborar com a indústria e a criar vínculos comerciais.
Design - usando software AutoCAD 3D (Computer Aided Design), projete um carro de F1 do futuro de acordo com as especificações definidas pelo regulamento técnico.
Analisar - a aerodinâmica é analisada quanto ao coeficiente de arrasto em um túnel de vento virtual usando Software de Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD).
Fabricação - usando o software 3D CAM (Computer Aided Manufacture), a equipe avalia a estratégia de usinagem mais eficiente para fabricar o carro.
Teste - a aerodinâmica é testada utilizando softwares que simulam um túnel de vento virtual para definir qual é o melhor protótipo.
Pit Display - monte um display informativo mostrando seu trabalho em todas as etapas do projeto conforme o regulamento da competição pede. Pense na identidade da sua equipe.
Verificações Técnicas - os carros são submetidos ao escrutínio onde os juízes examinam todas as dimensões para verificar se estão em conformidade com as regras e regulamentos.
Julgamento de Engenharia - os juízes questionam as equipes sobre como seus carros foram fabricados e por que projetos específicos foram escolhidos.
Apresentação Verbal - prepare uma apresentação para um painel de jurados cobrindo todos os aspectos inovadores que sua equipe produziu. Isso será concluído dentro de um prazo definido.
Corrida - hora de competir e testar o carro quer vocês projetaram torcendo para ser um carro veloz, aerodinâmico e que segue as regulamentações técnicas.
Professores ou mentores dispostos a apoiar a equipe fornecem orientação e recursos para constante melhoria da mesma.
Para se registrar como participante, é necessário estar matriculado em uma unidade do SESI e ter um projeto estruturado, ou ser de uma escola privada vinculada ao projeto F1 In Schools. Para mais informações, entre em contato com a gente: direct/@mach1planalto
Depende da região e da quantidade de equipes que nela se encontram, mas existem competições regionais e nacionais para enfim qualificarem-se para o campeonato mundial.
O projeto é uma excelente oportunidade para aprender sobre engenharia, design, marketing e trabalho em equipe ao longo do processo, desenvolvendo todas as competências da metodologia STEM de educação.
GUILHERME LEONARDO CONTA, EM UM BATE-PAPO DESCONTRAÍDO, SUA EXPERIÊNCIA COMO MEMBRO DA EQUIPE POR TRÊS TEMPORADAS CONSECUTIVAS
GUSTAVO MARTINS, EX ENGENHEIRO DE DESIGN DA ESCUDERIA, RELATA SUA TRAJETÓRIA NO PROJETO F1 IN SCHOOLS